Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Suspensão - Alinhamento e balanceamento

 
S.O.S. publicado em: 22/02/2001
Enviado por: Paulo Schiavon (Curitiba, PR)
Características do carro: Monza SL 1.8 EFI, 1993, gasolina

Dúvida: meu Monza está com rodas 15" e pneus 195/50. Olhando-o de lado parece meio alto demais (espaço entre pneu e paralama) e quando entram duas pessoas atrás ele fica meio parecido com um "sapo": a frente fica ainda mais alta. Pensei em rebaixar um pouco a frente, mas tenho receio de que isso prejudique a estabilidade. Devo cortar as molas dianteiras? Isso prejudicaria os amortecedores? Existe outra forma de resolver este problema?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Paulo, na verdade, a traseira do seu carro não devia arriar tanto com apenas duas pessoas. É bom você fazer uma verificação do estado geral das molas e amortecedores. Quanto rebaixar um pouco, é realmente possível, podendo, inclusive, se bem feito, melhorar a estabilidade, mas com um custo muito grande para o conforto, que já está prejudicado com a utilização de rodas de 15 polegadas e um pneu de perfil tão baixo. No caso de rebaixar, o ideal é que se utilize também amortecedores esportivos, reduzindo, assim, as batidas de final de curso provocadas pelos amortecedores originais em suspensões rebaixadas.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados