Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Suspensão - Coxins

 
S.O.S. publicado em: 28/06/2002
Enviado por: Leonardo Costa (São Paulo, SP)
Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1992, álcool

Dúvida: o meu Monza apresenta uma pequena vibração quando o motor está trabalhando em marcha lenta, a qual pode ser percebida tanto no banco como no volante. Aparentemente, nada de anormal, sendo que o conta-giros marca 1000 rpm e sem oscilações.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Leonardo, para resolver este problema você deverá examinar a situação dos coxins do motor e do câmbio e, também, a articulação existente no escapamento. É comum estes itens apresentarem problemas e, por isto, a vibração do motor se transferir para toda a carroceria. Verifique também se não ocorre nenhum contato do motor com partes da carroceria, tais como o protetor de cárter, escapamento etc.

S.O.S. publicado em: 27/04/2000
Enviado por: Leonardo Lira Saraiva (Taquatinga Norte, DF)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1989, álcool

Dúvida: meu Monza tem uma vibração quando se acelera em baixa rotação, quando está em primeira ou segunda marcha. Já fiz a troca do escapamento e um mecânico me falou que poderia ser que a lata que protege as correias da direção hidraúlica estaria amassada, ocorrendo a tal vibração mas, esta lata, já foi desamassada e a vibração continua. Poderia algo mais que estando também amassado o motivo? O que devo fazer?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: para uma perfeita avaliação o ideal é colocar o carro em um elevador e funcionar o veículo nas condições em que ocorre a vibração, criando, assim, condições para uma análise muito mais precisa. Vale lembrar que, na maioria dos casos, a vibração é provocada pela fadiga da borracha do coxim dianteiro do motor e que, nestes casos, basta a sua substituição.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados