Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Rodas e Pneus

 
S.O.S. publicado em: 07/02/2002

Enviado por: Pablo Torres

Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1994, gasolina

Dúvida: estou pensando em trocar os pneus/rodas originais e colocar aro 15, 16 ou 17 para que fique esteticamente mais bonito. A lei proíbe alguma dessas mudanças? Gostaria de saber se a distância entre o pneu e o paralama, que atualmente anda em torno dos 10 cm, irá diminuir ou não. E o velocímetro, sofrerá alguma alteração? Qual seria o pneu e o aro recomendado.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Pablo, a lei permite a substituição do conjunto roda/pneu desde que o diâmetro externo não se diferencie do original e, neste caso, o que mais se aproxima seria a utilização de rodas aro 15, com pneus de medida 195x50x15, não sendo necessária nenhuma modificação em seu veículo com relação à suspensão ou até mesmo no velocímetro. A utilização de pneus de perfil baixo melhora a estabilidade do veículo e reduz consideravelmente o conforto, pois esses pneus não possuem a mesma capacidade de absorver as irregularidades da pista e também, devido à maior área de atrito, deverá reduzir a velocidade final. Para minimizar as consequências negativas de conforto, faça uma revisão na suspensão e procure utilizar amortecedores pressurizados.

S.O.S. publicado em: 06/09/2001

Enviado por: Raul Vargas (Rio de Janeiro, RJ)

Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1994, gasolina

Dúvida: estou pretendendo instalar rodas aro 15 em meu veículo e, sendo assim, gostaria de saber o melhor pneu indicado, assim como os efeitos desta modificação.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: o primeiro efeito é o estético. Eu, particularmente, acho que o carro ficará muito mais bonito. Quanto à estabilidade, você deverá utilizar pneus 195x50x15, que possuem perfil baixo e melhoram em muito a estabilidade, pois a tendência é uma menor deformação em curvas, mas tem a consequência da maior transferência da irregularidade da pista para o veículo. Em outras palavras: você terá mais estabilidade mas, em compensação, perderá o conforto em virtude do carro ficar mais duro e mais barulhento.

S.O.S. publicado em: 22/02/2001

Enviado por: Alexandre de Azevedo Torres (Rio de Janeiro, RJ)

Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1986, álcool

Dúvida: gostaria de substituir os pneus e rodas originais de meu veículo por outros com as seguintes características: modelo Pirelli P6000 185/60 R14. Com essa modificação poderei ter algum inconveniente em relação à vistoria no Detran e, também, causar algum problema mecânico?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: o Código Nacional de Trânsito somente proíbe a alteração no diâmetro externo, sendo que as medidas de roda e pneu que você pretende utilizar respeitam a atual legislação. Desta forma você pode substituir tranquilamente. Observe também que nas versões esportivas tais medidas são utilizadas pois, devido ao seu baixo perfil, o pneu sofre menos deformações, proporcionando assim melhor estabilidade e segurança. Esteticamente também existe uma melhora mas, para isso, você vai pagar um preço, que será a redução do conforto e aumento do ruído de rolagem.

S.O.S. publicado em: 15/12/2000

Enviado por: Otávio Silveira (São Paulo, SP)

Características do carro: Monza Classic MPFI, 1991, gasolina

Dúvida: meu Monza veio equipado com rodas aro 14' e pneus 185x65x14. Gostaria de instalar pneus 185x70x14 (mais macios) nessas rodas. É possível fazer isso sem maiores problemas?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: com a troca de medida dos pneus, traz consequências que podem não ser muito significativas. No entanto, são várias: a) esteticamente haverá um aumento de raio de +/- 9 mm; b) diferença no velocímetro e hodômetro; c) perda de desempenho devido ao alongamento das relações de marchas; d) redução de desempenho em retomada devido ao maior peso do conjunto; e) maior tendência de o pneu se deformar em curvas, reduzindo a estabilidade. Creio que seja muito mais inteligênte procurar obter conforto utilizando um pneu que tenha um perfil mais macio como o caso da Goodyear ou Michelan.

S.O.S. publicado em: 06/07/2000

Enviado por: Sérgio Murilo dos Reis (Queimados, RJ)

Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1987, gasolina

Dúvida: tenho que trocar os dois pneus dianteiros pois já estão um pouco gastos na parte interna. Gostaria que me fosse recomendado o melhor pneu, já que o atual não deve ser o apropriado (P-44, da Pirelli), pois está sempre, aparentemente, vazio, mesmo calibrando com 29 libras. Isso é normal ou será que é por estar velho?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: há algum tempo atrás a revista "Quatro Rodas", na tentativa de responder qual o pneu mais adequado, teve de submeter uma série deles a exaustivos testes nos mais variados veículos e condições. Os resultados já estão desatualizados, pois os fabricantes vem aperfeiçoando os seus produtos dia-a-dia e ainda temos as opções de pneus importados. Posso lhe adiantar que, pessoalmente, tenho a preferência por pneus Michelin, apesar de serem mais caros. E, se na ocasião a minha situação econônica não permitir, então eu opto por pneus Goodyear. O pneu Pirelli P44 é de ótima qualidade e recomendado ao seu veículo, apesar de ser um modelo antigo. O fato de estar aparentemente vazio trata-se do perfil do pneu radial, independente da marcas.

 
Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados