Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Válvula termostática

 
S.O.S. publicado em: 06/05/2008
Enviado por: Alcimar Fonseca (Niterói, RJ)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1987, álcool

Dúvida: o meu Monza possui uma resistência de pré-aquecimento no coletor de admissão _embaixo do carburador Brosol 2E. O fio dessa resistência está desligado desde de que comprei o carro e creio que 
seja por isto que ele demora a aquecer.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Alcimar, o chicote da resistência de pré-aquecimento do coletor de admissão deve estar próximo a ele. Ele vem do relê que fica na parede "corta fogo", perto do reservatório de água para o para-brisa e o reservatório de partida a frio. Possui um fusível de 30A (verde) junto ao relê. A resistência de pré-aquecimento do coletor de admissão serve apenas para deixar o motor estável em sua fase fria, aquecendo o coletor, carburador e, por conseqüência, a mistura antes da queima do combustível. Além desse sistema existe também o Thermac, que coleta ar aquecido do coletor de escape na fase fria do motor. Esses dois sistemas não tem nada a ver com aquecimento do motor que, se estiver demorando a aquecer é indício de falta da válvula termostática ou a mesma esteja defeituosa. É bom verificar.

S.O.S. publicado em: 25/06/2007
Enviado por: Harry Valdés Cardinale (Bogotá, Colômbia)
Características do carro: Monza Classic SE 2.0, 1989, gasolina

Dúvida: el termostato o válvula termostática de mi Monza a qué temperatura abre?, ¿cúal es el rango de temperatura de funcionamiento para que funcione el ventilador del radiador?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Harry, a válvula termostática do Monza 89 deve começar a abrir aos 92ºC, devendo atingir a abertura máxima a 103ºC e fechando-se totalmente ao redor de 87ºC. O interruptor térmico do radiador do Monza 89 deverá ligar o ventilador do radiador entre 90º e 95ºC e desligá-lo entre 85º e 90ºC. A diferença de temperatura entre ligar e desligar o ventilador do radiador deverá ficar entre 3º e 8ºC.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados