Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Válvula EGR

 
S.O.S. publicado em: 01/07/2009
Enviado por: Marcos Ferreira (Maringá, PR)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1986, álcool

Dúvida: é verdade que no motor do Monza não é possível fazer regulagem de válvulas? O meu carro está apresentando um barulho como se as válvulas estivessem batendo.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Marcos, realmente o motor do Monza não requer ajuste de válvulas. Esse propulsor utiliza tuchos hidráulicos, os quais fazem a compensação de folgas através da pressão do óleo e, com isso, tendo um ajuste automático quando o motor entra em funcionamento. O problema é quando há um desgaste acentuado e essa compensação não consegue mais fazer o respectivo ajuste pelo fato da folga estar muito grande ou por deficiência na pressão do óleo ou defeito do(s) tucho(s) hidráulicos. Para resolver esse problema deverá usar óleo recomendado pela montadora, medir a pressão da bomba de óleo e, se necessário, desmontar o cabeçote para se fazer os reparos necessários. Quando se tem comando de válvulas, balancins e tuchos com desgaste, além de trocar as peças deverá analisar o motivo das peças terem sofrido desgastes para que, assim, isso não venha a ocorrer novamente.

S.O.S. publicado em: 30/05/2005
Enviado por: Flávio Cesar (Brasília, DF)
Características do carro: Monza GL 2.0 EFI, 1995, gasolina

Dúvida: o mecânico informou que as falhas no funcionamento do motor é proveniente da válvula EGR e que retirando-se a mesma o problema sumiria. Segundo ele, esta válvula serve apenas para reaproveitar os gases do escapamento?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Flávio, a válvula EGR é sim para recircular gases do escapamento. Ela faz parte do programa para redução de poluentes e foi colocada nos Monzas para exportação e a partir de 1995 (movidos a gasolina). Além disso, aumentou-se a temperatura de trabalho do motor para que a emissão de poluentes ficasse com níveis menores e menor carbonização na cabeça dos pistões. Caso você retire essa válvula, o carro irá funcionar normalmente, mas depois de um certo tempo poderá haver uma maior carbonização nos pistões.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados