Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Radiador

 
S.O.S. publicado em: 06/09/2001
Enviado por: André Costa de Oliveira (Curitiba, PR)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1994, álcool

Dúvida: recentemente, troquei o radiador original, que estava furado, por um modelo um pouco maior e com dois dutos em paralelo de cima a baixo. Só que, agora, o carro está esquentando demais em trânsito lento, chegando a perder muita força, além de estar sendo necessário se repor água no sistema.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: André, você não mencionou, mas espero que não tenha utilizado um radiador recondicionado ou usado pois, neste caso, é muito comum ocorrerem problemas. Mas, supondo que o problema não seja do radiador, você deverá procurar uma oficina para fazer um teste de vazão. A necessidade de recolocação constante de água demonstra que, em algum ponto do seu motor, existe um vazamento, podendo, inclusive, ser pela junta do cabeçote. Observe que a falta de água no sistema de arrefecimento faz com que o coletor de admissão trabalhe sem o seu aquecimento, necessário principalmente nos carros a álcool, motivo pelo qual você perde a resposta do motor em aceleração, reduzindo o seu desempenho, com considerável elevação de consumo e a consequente elevação de temperatura de trabalho do motor.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados