Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Ponto de ignição

 
S.O.S. publicado em: 12/04/2005
Enviado por: Carlos Barone (Betim, MG)
Características do carro: Monza Classic SE 2.0, 1990, gasolina

Dúvida: qual o valor do avanço do ponto de ignição do meu carro, sugerido de fábrica na gasolina, e o avanço que devo regular para usar o GNV.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Barone, o avanço inicial para Monza 2.0 gasolina ano 1990 é de 6º APMS. Para motores 2.0 movido a álcool, 8º APMS. Para motores 1.8 a gasolina, 6º APMS; para 1.8 a álcool, 10º APMS. Valores com o tubo de vácuo desligado e motor entre 700 e 750 rpm. Para o motor convertido a GNV o melhor é procurar a convertedora que executou o serviço.

S.O.S. publicado em: 08/03/2001
Enviado por: Josemar da Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1996, gasolina

Dúvida: solicitei a um determinado mecânico uma pequena regulagem no avanço do meu carro pois, ao realizar uma retomada de velocidade, o motor começava a bater pino. Ao sair da oficina, o problema não foi solucionado. Novamente, o mecânico regulou o distribuidor. Porém não usou o equipamento para saber se estava no ponto correto. Conclusão: o veículo ficou pior do que estava e o respectivo profissional alegou ser problema de combustível adulterado.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Josemar, a batida de pino não é necessariamente o ponto adiantado. Realmente pode ser combustível adulterado mas, também, pode ser carbonização do motor, correia dentada fora de sincronismo, deficiência do sistema de alimentação ou arrefecimento. Observe que as prováveis causas podem ser diversas, havendo necessidade de se realizar um diagnóstico antes de qualquer intervenção. A regulagem do ponto de ignição do veículo com injeção eletrônica requer alguns cuidados adicionais como, por exemplo, o travamento do mapeamento da injeção. O simples fato de o seu mecânico ter mudado o ponto inicial sem nenhum equipamento, acabou por estragar o que provavelmente estava bom. Desta forma, procure sempre por uma oficina com as mínimas condições de realizar tal serviço.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados