Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Partida

 
S.O.S. publicado em: 06/05/2008
Enviado por: Joacir Nery (Planaltina, DF)
Características do carro: Monza SL/E, 1985, álcool

Dúvida: o meu Monza não está injetando gasolina na hora da partida a frio. Existe algum relê e, caso positivo, qual a sua localização? Olhei os fusíveis e não encontrei nada de errado.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Joacir, existe sim um relê para partida a frio no Monza, o qual fica localizado na caixa de fusíveis com a numeração 94634536 (relê do temporizador de injeção de gasolina, Monza a álcool de 1982 a 1991). Além do relê, o sistema de partida a frio é composto de e de reservatório, motor, relê, válvula solenóide (para alguns modelos) e sensor de temperatura. Destes, o sensor de temperatura (fica na carcaça do alojamento da válvula termostática) é o que tem maior índice de problemas para este sintoma. Encaminhe seu veículo a uma oficina reparadora de confiança, para fazer os devidos testes.

S.O.S. publicado em: 25/02/2008
Enviado por: Jairo Gazola (Florianópolis, SC)
Características do carro: Monza Class 2.0 EFI, 1993, álcool

Dúvida: após a substituição do sensor de temperatura original a partida a frio não teve mais o mesmo desempenho. Então, instalou-se a partida manual. É verdade que o sistema funciona bem até a temperatura de 17 graus e que esta deveria ser elevada para 21 graus? Caso positivo, quais os passos para se fazer essa reprogramação da temperatura para 21 graus?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Jairo, desconheço qualquer programação na injeção eletrônica para resolver esse problema. Se o sensor de temperatura colocado na reposição é original GM (peça genuína), não deveria acontecer esse problema, desde que não tinha o sintoma até a troca do componente. O acionamento da partida a frio no Monza EFI é feito pelo módulo de injeção eletrônica, baseado nas informações do sensor de temperatura que fica na caixa da válvula termostática. Um defeito no módulo poderá impedir o funcionametno correto do sistema de partida a frio. Quando isso ocorre, e por questão de custo, os proprietários costumam optar por adaptação para um sistema manual de partida a frio.

S.O.S. publicado em: 28/01/2008
Enviado por: Thiago Moura (São Paulo, SP)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1991, álcool

Dúvida: todos os dias pela manhã, mesmo injetando gasolina, o veiculo chega a descarregar a bateria e não pega. Fiquei sabendo que o Monza movido a álcool tem um componente que mantém a base do carburador aquecida. É verdade?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Thiago, o Monza movido a álcool, a partir de 1987, passou a utilizar uma resistência de pré-aquecimento no coletor de admissão, visando melhorar o desempenho na fase fria do motor. Esse sistema não interfere na partida do motor. Se o veículo está com dificuldade na partida, verifique o sistema de partida a frio, as velas (NGK BPR7ES-11 abertura dos elétrodos de 1,1mm), cabos de velas, rotor, carburador, ponto de avanço inicial e ponto (sincronismo) da correia dentada.

S.O.S. publicado em: 19/05/2007
Enviado por: Gilmar Arantes (Osasco, SP)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1996, álcool

Dúvida: o meu Monza ultimamente está com dificuldade para pegar quando está frio. O motor gira normalmente, o sistema de injeção de gasolina funciona _pois ouço o barulho da bomba injentando_, porém o motor não explode. Depois de várias tentativas o motor pega mas, devido a excesso de gasolina, o funcionamento fica lento e o carro vibraecessito substituir a correia dentada do meu Monza, mas não consigo encontrar a marca correta para a respectiva troca. Gostaria de saber a marcação no virabrequim com o bloco do motor, bem como a posição na polia do eixo de comando de válvulas.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Gilmar, para um diagnóstico preciso em seu veículo é preciso uma análise com ele presente. O fato de ouvir o motor do injetor de gasolina do sistema de partida a frio funcionar não quer dizer que o combustível esteja chegando no TBI na quantidade suficiente para o motor começar a funcionar _além do motor ainda há uma válvula solenóide. Se for o caso, coloque manualmente um pouco de gasolina direto no TBI quando o motor estiver frio e verifique se funciona rapidamente. Problemas com sincronismo da correia dentada (ponto da correia), ponto de avanço inicial, falta de compressão nos cilindros, velas com problemas ou aplicação errada para o motor, e problemas no sistema de alta tensão do motor, contribuem para o sintoma.

 
Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados