Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Correias

 
S.O.S. publicado em: 20/03/2007
Enviado por: Weberte Waos (Contagem, MG)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1988, álcool

Dúvida: necessito substituir a correia dentada do meu Monza, mas não consigo encontrar a marca correta para a respectiva troca. Gostaria de saber a marcação no virabrequim com o bloco do motor, bem como a posição na polia do eixo de comando de válvulas.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Weberte, para colocar a correia dentada do Monza em sincronismo (ponto) é preciso retirar a polia do virabrequim que movimenta a correia do alternador (polia
lisa). Sem a polia "lisa", a marcação da polia dentada do virabrequim ficará visível. A marcação da polia dentada do virabrequim deve coincidir com outra marcação existente na bomba de óleo (posição: 6:30hs). A marcação da polia do comando de válvulas deve coincidir com a outra marcação existente na chapa de proteção traseira (posição: 12:00hs). Muito cuidado com a substituição da correia dentada! Um erro na colocação poderá danificar seriamente o motor.

 
S.O.S. publicado em: 04/10/2001
Enviado por: Thiago Mariz Nunes (Votuporanga, SP)
Características do carro: Monza Classic SE, 1990, gasolina

Dúvida: como sanar o barulho irritante da correia do ar-condicionado pois, quando o carro se encontra frio, o chiado da correia é bem desagradável. Já troquei a correia uma vez mas, após um mês, o problema voltou. Também já passei silicone, mas isso é apenas uma solução paliativa.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Thiago, esse chiado é comum quando a correia se afrouxa e, neste caso, bastaria uma nova regulagem em sua tensão. No mercado existem sprays silenciadores de correia para evitar a patinação mas, normalmente, não é necessário a sua utilização. Quando o problema persiste, é bom fazer uma verificação se o tensionador não está relaxando ou mesmo se o compressor não esta prendendo, fazendo, desta forma, a correia patinar.

S.O.S. publicado em: 22/02/2001
Enviado por: Christian Lopo (Porto Alegre, RS)
Características do carro: Monza SL, 1989, gasolina

Dúvida: ouvi dizer que os Monzas fabricados em 1985, 1986 e 1987 vieram com um problema na correia do motor, ou seja, caso ela arrebente será necessário refazer o motor. Isso é verdade?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Christian, é justamente nos motores de configurações mais sofisticadas que o rompimento da correia dentada causa maiores prejuízos. Você não pode considerar que os prejuízos desta natureza sejam um problema para o motor. Esteja sempre atento à manutenção preventiva que você jamais sofrerá desse mal. A causa determinante para a quebra da correia dentada aparece por duas razões: desgaste excessivo da própria peça ou problemas decorrentes do esticador. No primeiro caso, o desrespeito ao prazo de duração ocasiona seu defeito. Já o esticador, composto por uma polia com um rolamento central, sofre o risco de alguma fissura na polia que, ao se partir, deixa a correia solta. Com o rompimento da correia dentada a falta de sincronismo entre virabrequim e comando resulta em um choque violento do pistão em ordem de subida com a válvula aberta; daí o prejuízo. Você não imagina que falta faz uma dedicada leitura ao manual do proprietário... Apesar de a correia dentada ter vida útil prevista no livreto, são poucos os motoristas que realmente estão atentos à necessidade da troca. A correia representa o sistema mais recente, prático e silencioso para comandar a distribuição e suas vantagens ante aos demais sistemas está na leveza do material, na ausência de lubrificação e na simplicidade de troca. Por outro lado ela não "avisa" que está prestes a partir. Por isso, note a importância de checar a hora de substitui-la ou, em caso de dúvida,
simplesmente troque-a.

S.O.S. publicado em: 15/12/2000
Enviado por: Claudinei Alves (Cataguases, MG)
Características do carro: Monza GL 2.0 EFI, 1993, gasolina

Dúvida: quando ligo meu carro logo pela manhã, escuto um barulho estranho que parece ser das correias. Elas ficam rangindo e, com o passar do tempo, quando o carro começa a esquentar, o barulho para. O que pode ser?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Claudiney, é bem provável que o barulho seja realmente de uma das correias. Certifique-se de que estejam tensionadas corretamente. Caso contrário, providencie o reparo. É muito comum que, após algum tempo de uso com folga, este passe a fazer barulho mesmo depois de tensionado, pois as pistas de contato com a polia se desgastam e, neste caso, só é possivel eliminar o barulho substituindo as correias.

S.O.S. publicado em: 28/09/2000
Enviado por: Wesley de Jesus Silva (Ceilândia, DF)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1984, gasolina

Dúvida: recentemente enfrentei um "pequeno" incidente: passei muito rápido em um quebra-molas de modo que a direção do carro, que outrora era super macia (hidráulica), ficou muito dura. Qual terá sido o problema e peças afetadas?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: em primeiro lugar, observe se a correia está no seu devido lugar. Caso positivo, é provável que alguma válvula da caixa de direção tenha se rompido pelo refluxo causado pelo impacto nas rodas, gerando assim uma força contrária ao movimento da bomba hidráulica. Procure por uma oficina especializada para os devidos testes.

S.O.S. publicado em: 06/07/2000
Enviado por: Giovanni Leonardo (Brasília, DF)
Características do carro: Monza Classic 2.0 EFI, 1992, álcool

Dúvida: meu carro está com uma folga na correia dentada que a faz  vibrar em determinadas rotações e, como o tensor é automático e está no seu limite, causa muito barulho, pois o tensor fica batendo. Já troquei a correia e gostaria de saber se devo trocar o tensor ou se existe outra maneira de esticar a correia para que o tensor fique mais longe de seu batente e pare de fazer o barulho.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: pela descrição, provavelmente terá que substituir o tensionador. Mas antes tente tensionar melhor a correia dentada movimentando a bomba d'agua.

 
Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados