Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Motor - Bomba de óleo

 
S.O.S. publicado em: 17/05/2002
Enviado por: Rafael  Vuolo Melo (Belo Horizonte, MG)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1986, álcool

Dúvida: gostaria de saber se é normal a luz de óleo do painel demorar, em média, de 2 a 3 segundos para apagar após a primeira partida do dia. Atualmente utilizo óleo 20W50 SJ, estando o motor do meu veículo com 140.000 km rodados.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Rafael, a luz do óleo deve se apagar quase que instantaneamente após a partida.  Pode ser perda da eficiência da bomba de óleo, principalmente em função do entupimento parcial do pescador, em virtude da carbonização interna do motor, ou até mesmo folgas excessivas, provocando uma pequena demora para o preenchimento de todas as câmaras e a consequente demora para que a luz se apague. Mas, antes de substitui-la, verifique se está utilizando filtro original pois os do "paralelo" são de qualidade inferior e, as vezes, acontecendo o fato relatado.

S.O.S. publicado em: 19/04/2001
Enviado por: Kennedy Barbosa da Silva (Recife, PE)
Características do carro: Monza SL/E, 1985, álcool

Dúvida: de uns tempos para cá, o motor de meu carro começou a apresentar um barulho entre 2.000 e 3.000 rpm sendo que, atualmente, perceptível também em marcha lenta quando, inclusive, a luz indicadora do óleo passou a acender. Após limpeza do pescador, o ruído diminuiu mas, depois que o motor esquenta, ele retorna. Pode ser problema na bomba de óleo?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Kennedy, você deve fazer um teste na bomba de óleo e isto é possível instalando um manômetro no local da "cebolinha do óleo". Só assim você terá condições de avaliar as reais condições da bomba. Nesta situação, você não deve utilizar o carro, pois terá consequências desastrosas para o seu motor, onde só a retifica solucionará seu problema.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados