Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Manutenção Preventiva - Troca de óleo do motor

 

Dúvida: fui trocar o óleo no posto de combustível e o frentista me disse que deveria colocar, sem o filtro, 3,5 litros. Está correto?

Resposta do Monza Clube: De acordo com as informações contidas no Manual do Proprietário, a capacidade total é de 4,25 litros, sendo 3,75 litros + 0,5 litro (filtro de óleo). Mas aconselhamos a realizar a substituição do filtro (que possui um valor baixo) a cada troca de óleo. Primeiramente abasteça o carter com 4 litros (incluindo-se o filtro) e havendo necessidade complete o 0,25 litro da capacidade total. As vezes nem sempre todo óleo é escoado. Portanto, nunca ultrapasse a marcação MAX existente na vareta de óleo.

Dúvida: qual o prazo ideal para trocar o óleo do motor?

Resposta do Monza Clube: trocar, no máximo, a cada 5.000 km (a não ser que esteja utilizando óleo sintético, cuja troca é feita a cada 20.000 km) ou após 6 meses (prazo que vier a ocorrer primeiro). Dê preferência para lubrificantes com viscosidade 20W50. Se por ventura o veículo vir a ser utilizado em condições severas (rodar frequentemente em tráfego urbano, onde a marcha lenta é mantida por longos períodos, ou uso constante em estradas de terra), é aconselhável efetuar a troca antes deste intervalo devido às exigências impostas ao motor. Evite rodar com óleo vencido no motor de seu carro. Um lubrificante muito velho poderá entupir o "pescador" (é uma peça existente no motor). Leia o comentário feito por André Luiz Boccia, proprietário de um Monza Classic 87, devido a um inconveniente neste componente: "o problema é que o antigo dono de meu carro trocava o óleo apenas nas revisões dos 10.000 km e, com isso, acabou entupindo o pescador. Numa viagem, andando em alta velocidade, o motor literalmente "abriu" e ficou com dois buracos no bloco.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados