Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Freio - Lonas e tambores

 
S.O.S. publicado em: 11/04/2007
Enviado por: Stefhan Casilla (Montevideo, Uruguai)
Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1992, gasolina

Dúvida: como puedo retroceder el regulador de las zapatas de freno (eje traseiro) para poder soltar la campana de freno y conseguir sacar la campana? O problema e que com o freno muito apretado nao posso sacar a campana.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Stefhan, para voltar os "patins de freio" do Monza, é preciso soltar a trava da catraca com uma chave tipo fenda, e com outra chave, voltar a regulagem. Se você forçar sem soltar a trava poderá quebrar os dentes da catraca e inutilizar o compensador de desgate das lonas de freio. Para esse serviço é preciso ter experiência e conhecer a posição das peças. As  vezes, se soltar a panela tirando o cubo com rolamentos, facilita a remoção. Mas atenção: caso não tenha experiência é melhor levar o carro até um reparador profissional.

S.O.S. publicado em: 20/04/2005
Enviado por: Wellersom Thomaz (Juiz de Fora, MG)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1994, gasolina

Dúvida: fiz manutenção nos freios e em especial do eixo traseiro, trocando cilindros, lonas e tambores. No caso do freio de mão sou obrigado a puxar o mesmo em demasia. Como proceder para uma regulagem perfeita?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Wellersom, lonas e pastilhas levam algum tempo para assentar e o freio funcionar plenamente. Se o senhor aproximar muito as lonas, corre-se o risco de ferver as rodas e, consequentemente, ficar sem freio ou danificar algum componente. Portanto, aguarde alguns quilômetros para refazer os ajustes _se for necessário. O ideal é utilizar peças de qualidade comprovada (principalmente lonas e pastilhas de freio) e verifique: se o cabo do freio de mão não está enroscando; se o mecanismo de compensação de desgaste do freio traseiro está em ordem; se os dentes da catraca não estão quebrados. Para ajustar as lonas, do lado interno (eixo traseiro) e na parte superior dos "espelhos" das rodas trazeiras, existe um furo (tampado por uma borracha) o qual dará acesso ao ajuste das lonas (catraca). Com a roda levantada, o freio de mão solto e movimentando a roda, mova a catraca com uma chave de fenda até que a roda fique levemente presa. Faça esse procedimentos nas duas rodas. Tome cuidado para não voltar o ajuste da catraca, pois poderá quebrar algum dente (mecanismo de compensação de desgaste). O ajuste do freio de mão é feito pelo cabo, movimentando uma porca (localizada em cima do eixo trazeiro). Mas se esse ajuste nunca foi alterado, normalmente quando se ajusta as lonas o freio de mão ficará na posição correta. Caso seja necessário ajustar a alavanca do freio de mão, ajuste para que o freio de mão seja acionado de 3 a 4 "estalos" da alavanca. Obs.:se alterar a alavanca do freio de mão sem ajustar as lonas primeiro, corre-se o risco das lonas gastarem somente a parte de cima, ficando com a durabilidade comprometida. Nunca deixe as rodas muito presas!

S.O.S. publicado em: 09/08/2001
Enviado por: Fábio Lima (Salvador, BA)
Características do carro: Monza Barcelona, 1992, gasolina

Dúvida: as lonas de freio ficam encostando no tambor e, com isso, ocorrendo um super-aquecimento e apresentando um cheiro parecido quando se está "queimando" embreagem.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Fábio, o freio traseiro pode estar com regulagem excessiva, muita tensão do cabo de freio de mão, falta de pressão na mola de retorno das sapatas de freio ou cilindro de roda engripado. Em qualquer dos casos, o que você tem a fazer é uma revisão completa no sistema, resolvendo, assim, todo e qualquer problema que possa apresentar. 

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados