Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à "Freio - Discos e Pastilhas"

 
S.O.S. publicado em: 04/08/2005
Enviado por: Fabiano Silva (Belo Horizonte, MG)
Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1992, gasolina

Dúvida: o meu Monza está trepidando a direção no momento em que aciono o freio a uma velocidade superior a 100 Km/h.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Fabiano, caso a vibração seja sentida no pedal de freio, é preciso checar quanto a provável empenamento nos discos de freio. Mas, também, verifique o estado dos pivôs, terminal de direção, bandeja, rolamento de roda, fixação das colunas de suspensão (telescópico) e fixação da caixa de direção.

S.O.S. publicado em: 02/11/2000
Enviado por: Müller Luiz Fabrizio (Fartura, SP)
Características do carro: Monza Club 2.0 EFI, 1994, álcool

Dúvida: gostaria de saber quanto tempo pode durar as pastilhas de freio, pois troquei as do meu carro há uns 8.000 km. Obs.: não sou de pisar bruscamente nos freios.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: a vida útil de uma pastilha de freio é muito relativa. Depende da qualidade das pastilhas que utiliza (dura ou macia), das condições do disco de freio e também das condições de tráfego em que é o veículo é utilizado. Numa estrada, por exemplo, podemos rodar por dezenas de quilômetros sem a utilização do freio. O que posso lhe adiantar é que reza a cartilha de manutenção preventiva de que as pastilhas de freio devem ser avaliadas e a cada 10.000 km. Havendo necessidade, substituí-las.

S.O.S. publicado em: 13/04/2000
Enviado por: Wagner Novais (São Paulo, SP)
Características do carro: Monza SL, 1984, álcool

Dúvida: troquei as pastilhas de freio a cerca de dez dias e, nos últimos cinco, vem aparecendo um apito irritante na roda dianteira direita, principalmente quando esquenta muito após ter rodado bastante durante o dia. Minha dúvida é: esse apito na roda tem haver com as pastilhas de freio?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: muitas vezes o ruído pode ser resultado da baixa qualidade da pastilha, mas é mais provável que seja devido a uma falha na montagem do mesmo. Observo que muitos mecânicos efetuam a montagem das pastilhas sem lubrificar os pinos deslizantes do cavalete, o que provoca tais ruídos.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados