Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Elétrica - Motor de arranque

 
S.O.S. publicado em: 06/09/2001
Enviado por: Gilmar Lopes (Curitiba, PR)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1991, gasolina

Dúvida: quando ando por um período longo, e estando o motor aquecido, a ventoinha funciona normalmente. Mas, após uma parada e o desligamento da chave de ignição, o mesmo não pega, sendo obrigado a esperar a temperatura abaixar para conseguir pôr o motor em funcionamento. Após check-up de um mecânico, o mesmo substituiu a escova _mas o defeito persiste.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Gilmar, você não mencionou se quando o motor está quente ele gira ao acionar a chave de ignição. Mas vamos lá. O motor de partida requer alguns testes que, infelizmente, a maioria das oficinas não o faz: o seu induzido, quando aquecido, pode ter algum fio do enrolamento interrompido, fazendo com que, com a dilatação do material, o fio perca o contato no local do rompimento e causando uma grande redução da capacidade do eletroimã a ponto de não ter força de girar o motor. Ao esfriar, e com a retração do material, o fio volta a ter contato e o motor de partida volte a funcionar. Sendo isso, creio que a melhor opção será a substituição do motor de partida por outro remanufaturado de fábrica (Wapsa), o qual é de altíssima qualidade e o preço bem próximo ao de uma revisão no motor de partida. Existe também a possibilidade de o motor girar e não pegar _o que pode ser ocasionado pela elevada temperatura de trabalho do motor_ fazendo com que a gasolina contida no carburador ferva e derrame no coletor de admissão, afogando o motor. Neste caso, você deve fazer uma verificação no sistema de arrefecimento e, também, no carburador.

S.O.S. publicado em: 06/09/2001
Enviado por: Mauricio Cruz (Duque de Caxias, RJ)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1990, gasolina

Dúvida: estando o veículo ainda frio, a partida é realizada normalmente mas, após o motor estar aquecido, há uma certa dificuldade em acionar a ignição. A impressão que se tem é que o motor está virando "pesado" e a carga da bateria estando fraca.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Maurício, o que está acontecendo no seu carro é, sem dúvida, um problema de motor de partida. É comum o induzido ter algum fio partido e que, se medido a frio, não apresenta problemas mas, quando o mesmo se aquece e sofre a dilatação, o fio se separa, aumentando, desta forma, a resistência elétrica, reduzindo muito a força do eletroimã e fazendo com que o motor gire pesado. O que eu lhe recomendo é que procure por uma oficina autorizada Bosch e substitua o motor de partida por outro remanufaturado de fábrica da Wapsa, o qual tem um preço muito próximo da revisão do seu equipamento. No entanto, é como se fosse novo e o principal: com garantia de fábrica. Creio que se todos conhecessem a linha de produtos remanufaturados da Wapsa, jamais fariam revisão de motor de partida e alternador.

S.O.S. publicado em: 28/06/2001
Enviado por: Renato Castro Alves (Brasília, DF)
Características do carro: Escort 1.6, 1994, gasolina

Dúvida: o motor de partida está fazendo um barulho do tipo dente deslizando sobre dente.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Renato, seu problema está no motor de partida e, mais precisamente, no pinhão ou na engrenagem do planetário, que possui uma engrenagem plástica que quando perde a lubrificação provoca tais barulhos.

 

Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados