Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Elétrica - Fusíveis

 
S.O.S. publicado em: 11/04/2002
Enviado por: Fábio André de Oliveira Silva (Rio de Janeiro, RJ)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1985, álcool

Dúvida: estive verificando a caixa de fusíveis e reparei que todos os fusíveis ou eram de 10A ou 20A. Como não sabia a configuração ideal troquei todos por 5A, menos os dos faróis alto e baixo (10A). Resolvi que iria substituindo os fusíveis por amperagem superior à medida que forem "queimando" mas, como nenhum queimou até agora, será que estou procedendo corretamente?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Fábio, o seu procedimento está errado. Até então, nenhum fusível queimou por você não ter utilizado os consumidores em plena carga. Substitua-os de acordo com a recomendação constante no Manual do Proprietário.

S.O.S. publicado em: 04/10/2001
Enviado por: Bruno Abrantes de Oliveira (Brasília, DF)
Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1993, gasolina

Dúvida: toda vez que é colocado um fusível novo na caixa de fusível o mesmo queima. O fusível que queima é o responsável pelo funcionamento do relógio, das setas e das luzes de ré. Quando ocorre isso os vidros elétricos, assim como os retrovisores, também deixam de funcionar.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Bruno, lidar com a parte elétrica requer algum conhecimento. Observe qual a situação em que ocorre a queima do fusível. Caso seja quando se engata a ré, você pode desligar o interruptor de ré, que se localiza no câmbio, e fazer um novo teste. Caso volte a queimar, o problema é no chicote elétrico ou na caixa de fusíveis. Do contrário, basta trocar o interruptor. Faça este teste, apesar de eu achar que o problema do seu veículo é um pouco mais grave devido à paralisação de outros componentes que não estão ligados ao mesmo fusível. Por este motivo, faça também uma verificação da existência de alguma adaptação ou mesmo da instalação de alarmes ou sistemas anti-furto.

S.O.S. publicado em: 18/01/2001
Enviado por: Jorge Henrique Correa (São Paulo, SP)
Características do carro: Monza SL, 1993, álcool

Dúvida: outro dia o fusível do módulo da injeção eletrônica queimou e o carro parou. Isso é normal? E por que será que ele queimou?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Jorge, queimar fusível não é normal. Isso indica algum problema que pode ser até um simples mau contato no próprio fusível. Substitua-o por um de boa qualidade, respeitando a amperagem indicada pelo  fabricante, e deixe em observação. Se não queimar mais, então pode ficar tranqüilo e, caso queime novamente, procure por um bom eletricista para checar as possíveis causas.

 

Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados