Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Direção - Caixa de Direção

 
S.O.S. publicado em: 09/08/2001
Enviado por: Alexsandro Souza (Belo Horizonte, MG)
Características do carro: Monza SL/E 2.0, 1990, gasolina

Dúvida: existe algum tipo de jogo de reparo que possa sanar a folga que se encontra na caixa de direção do meu Monza? A solução dada por um mecânico foi a troca da caixa completa. É confiável esta avaliação, mesmo que a folga seja mínima?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Alexsandro, a folga na caixa de direção não tem outra solução senão a troca da mesma. Você diz que a folga é mínima, mas sem quantificar não tenho como avaliar. Você também não mencionou se é mecânica ou hidráulica mas, no caso de direção mecânica, você pode procurar por casas que instalam direção hidráulica que, em geral, eles possuem muitas caixas mecânicas usadas praticamente novas, ou seja, de carros que substituem o sistema e, com certeza, também terão a caixa de direção hidráulica num preço muito melhor.

S.O.S. publicado em: 08/03/2001
Enviado por: Aldyr Lester Xavier Lages (Manaus, AM)
Características do carro: Monza Hi-Tech, 1993, gasolina

Dúvida: o meu carro está com vazamento na caixa de direçâo hidráulica. Como resolver?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Aldry, a princípio, eu lhe diria que você precisa trocar o reparo da caixa de direção. Isto é bastante comum. Mas vale lembrar que antes de mais nada é preciso analisar a situação da peça, assim como o desgaste dos demais componentes.

S.O.S. publicado em: 19/04/2001
Enviado por: Fábio Célio Ramos (Florianópolis, SC)
Características do carro: Monza Classic SE 2.0, 1988, álcool

Dúvida: ao fazer curvas para o lado direito, escuto um tranco e, depois, a direção hidráulica distorce normalmente.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Fabio, o problema do seu carro está na caixa de direção, que deve haver alguma quebra ou desgaste excessivo em alguns dentes da cremalheira. A única solução é a sua substituição.

S.O.S. publicado em: 22/02/2001
Enviado por: Rogério Casagrande (Juiz de Fora, MG)
Características do carro: Monza GL, 1994, álcool

Dúvida: meu carro apresenta um barulho no setor de direção. Já foi substituída a bucha, mas sem solução. Notei que, ao passar em buracos, quando o barulho se manifesta, sente-se uma trepidação no volante. Alguns  mecânicos consultados acreditam ser a bucha que vai na coluna de direção, entre os eixos da coluna, mas o último profissional não resolveu o inconveniente.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: os mecânicos que você consultou podem estar com razão. Realmente isso é comum, mas também não se esqueça de verificar os terminais axiais que liga a caixa de direção à barra de direção. Com relação ao mecânico que não resolveu o problema, espero que você também não tenha pago. Muito cuidado na escolha do profissional. Prefira os que realmente estejam preparados para o desempenho da profissão, o que você pode perceber pelas próprias instalações, que deve apresentar um ambiente limpo e ferramentes em perfeitas condições, além de equipamentos atuais e vasta literatura técnica. Quanto à honestidade, é difícil de se ter certeza antecipadamente, mas tome alguns cuidados como, por exemplo, solicitando um pré-orçamento detalhado com valores e prazo de entrega. Deixe bem claro que você efetuará o pagamento somente dos serviços combinados e, mesmo assim, se este resolver o seu problema. Não se esqueça de exigir a devolução das peças substituidas e o principal: nota fiscal.

S.O.S. publicado em: 16/11/2000
Enviado por: Fábio Célio Ramos (Florianópolis, SC)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1985, álcool

Dúvida: andei trocando algumas peças e borrachas da suspensão dianteira do meu Monza, só que, ultimamente, ele anda fazendo uns barulhos estranhos, prinipalmente quando ando em calçamento _parece que vai cair tudo e o volante começou a vibrar novamente_ sem contar que, as vezes, em 3ª marcha, algo vibra sob o capô.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: não creio que o seu problema seja de suspensão. Aliás, me parece que você já a revisou. Pela descrição do problema, creio que tenha origem no terminal axial que liga a caixa de direção à barra de direção. Verificar na manutenção da caixa de direção ou no alinhamento. Se sofrer qualquer problema pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e a segurança de se conduzir o veículo.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados