Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Câmbio manual

 
S.O.S. publicado em: 18/06/2007
Enviado por: André Valada (Vila Velha, ES)
Características do carro: Monza Classic SE 2.0, 1991, gasolina + GNV

Dúvida: qual o óleo e quantos litros são usados na caixa de marchas do Monza com câmbio manual?

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: André, a capacidade de abastecimento da caixa de transmissão manual do Monza é de 2 litros, do óleo SAE 80RTL, para engrenagens helicoidal, de coloração vermelha. De maneira alguma pode ser colocado óleo do tipo ATF ou Dexron II para transmissão automática. O óleo SAE 80 RTL na transmissão manual do Monza não requer troca, apenas se completa quando há necessidade. Porém, se foi adicionado outro tipo de óleo, é necessário a troca do mesmo.

S.O.S. publicado em: 06/09/2001
Enviado por: Heleno Bueno (Araucária, PR)
Características do carro: Monza SL/E, 1984, gasolina

Dúvida: quando tento engatar a ré em meu veículo, é a primeira marcha que está entrando.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Heleno, o problema é muito simples: basta uma regulagem no trambulador que tudo se resolverá.

S.O.S. publicado em: 19/04/2001
Enviado por: Enio (Mogi Guaçu, SP)
Características do carro: Monza SL/E 1.8, 1986, álcool

Dúvida: gosto de fazer uns "consertinhos" mas, desta vez, preciso da ajuda de um profissional. Há dois barulhos estranhos no meu carro. O primeiro aparece já na marcha lenta mas, quando piso na embreagem, some. O segundo aparenta ser o rolamento do câmbio, sendo apresentado somente na primeira e segunda marcha.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Enio, tanto o primeiro quanto o segundo barulho se localizam no câmbio. O primeiro trata-se de folga axial. Em todo caso, confira se a rotação de marcha lenta está entre 700 a 800 rpm. Já o segundo barulho, trata-se de rolamento mesmo. Este não é um serviço que possa ser feito em casa. Por isso, aconselho a procurar um profissional capacitado.

S.O.S. publicado em: 27/04/2000
Enviado por: Aderival da Silva Aguiar (Ceilândia, DF)
Características do carro: Monza Hatch SL/E 1.8, 1983, gasolina

Dúvida: gostaria de melhorar a performance do veículo. O mesmo é equipado com câmbio original de 4 marchas e motor 1.8 de 83 cv. Seria possível a instalação de um câmbio de 5 marchas? Se possível, qual seria o resultado desta alteração?

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: a troca do câmbio de 4 marchas por um de 5 é um tanto interessante: não exige nenhuma adaptação e lhe traria benefícios em desempenho e economia. Mas vale ressaltar que o maior problema ainda é o preço do câmbio.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados