Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco
 
Clique aqui para voltar à página inicial do SOS Auto
..

Os esclarecimentos abaixo são referentes à Acessórios - Limpador do parabrisa

   
S.O.S. publicado em: 05/05/2005

Enviado por: Wagner de Oliveira Moreira (São Gonçalo, RJ)

Características do carro: Monza SL/E 2.0 EFI, 1991, gasolina + GNV

Dúvida: troquei a engrenagem do motor do limpador do parábrisas, mas não consegui encontrar a posição correta da mesma para que, ao ser desligado, ele pare na posição correta.

Resposta do consultor técnico Carlos Freire: Wagner, existem dois tipos de limpador: em um deles o eixo possui estrias e no outro um sextavado no eixo. Após trocar a engrenagem, ligue o motor do limpador, com seu respectivo conector, e desligue-o em seguida para que ele fique na posição de descanso. Monte-o na máquina. Caso seja sextavado, só entrará em uma posição. Caso seja com estrias monte-o de forma que a alavanca do eixo do motor fique alinhada com a alavanca da máquina. Se a engrenagem for sextavada e paralela, pode ser que fique fora da posição. Neste caso, só instalando o equipamento original.

S.O.S. publicado em: 22/04/2002
Enviado por: Givanildo Bonetti (Erechim, RS)
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1995, gasolina

Dúvida: ligando na velocidade máxima o limpador do pára-brisa o mesmo engasgava. Nas outras velocidades, funcionava normal. Agora tudo parou de funcionar. O Manual do Proprietário diz que o fusível do limpador é o mesmo do esburrifador de água e, apesar da água esguichar normalmente, o limpador não funciona. Desconectei o cabo do motor do limpador e, ligando a alavanca do mesmo, medi com o voltimetro e, consequentemente, não havia tensão, apenas um residual quando deixo em temporizador (o relê atraca mas as palhetas não se movem). Com a alavanca em posições média e rápida velocidade o relê nem atraca. Por este motivo, preciso encontrar o esquema elétrico.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: Givanildo, o problema me parece que é o próprio relê que, apesar de estar efetuando o movimento eletromecânico de atracar, pode não estar fazendo o chaveamento. Faça um teste na saída do relê. O esquema elétrico poderá ser encontrado no Senai de sua cidade.

 
Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados