Monza Clube

Patrocinadores Classificados Agenda de Eventos Novidades Imprensa Notícias GM Facebook

..

..
Quatro Rodas

A reportagem a seguir foi cedida e autorizada pela revista "Quatro Rodas" para publicação exclusiva no Monza Clube. Aproveite para visitar o site da revista clicando na imagem ao lado.

 

As fotos do teste secreto para o carro "J" da GM

((Edição nº 241, agosto de 1980)

Os testes para o carro J estão bem acelerados. Em julho, conseguimos fotografar um Kadett alemão _modelo que servirá de base para o novo carro_ no campo de provas da GM, em Indaiatuba, interior de São Paulo.

De um local privilegiado, nas laterais da pista de asfalto do Campo de Provas da General Motors, em Indaiatuba (SP), fotografamos mais um dos carros importados que vêm sendo usados nos testes brasileiros do carro J, seu próximo lançamento, na faixa intermediária entre o Chevette e o Opala. O Kadett branco (placa NO-4801, de São Caetano do Sul) iniciou os testes intensivos no circuito de asfalto do campo de provas em julho, dando sequência aos realizados com outro Kadett (placa NO-4571, também de São Caetano) em estradas de asfalto e terra, como registramos em Quatro Rodas n.0 235. Para dar andamento ao projeto J a fábrica dispõe de várias unidades do Kadett alemão, cujas fotos também mostramos. De um deles, movimentado no pátio da fábrica com auxílio de guindastes, foram retirados os eixos e as rodas para a adaptação de partes mecânicas, a serem testadas. Um outro Kadett com placa do fabricante (HT-2563) sai todos os dias da Engenharia, em São Caetano, para as experiências em ruas e estradas. Um modelo mais sofisticado, com rodas esportivas e faixas nas laterais e no teto, permanece estacionado num dos pátios da fábrica, à espera de ser utilizado na atual fase de testes do projeto.

O carro J

O novo GM será um carro médio, com motor dianteiro transversal e tração dianteira, que deverá concorrer na faixa de mercado entre o Chevette e o Opala. Será pois, uma nova opção. Os estudos em desenvolvimento prevêem dois tipos de capota, de acordo com a tendência já adotada no projeto Omega, da Ford, e futuramente também no VW-Gol. Como mostramos em Quatro Rodas nº 239, a fábrica poderá lançar uma versão com capota de inclinação suave (fast-back) como as do Passat e Corcel II, ou com ângulos mais acentuados entre as colunas laterais traseiras e a linha horizontal da tampa do porta-malas; como a do Omega.

Linhas e ângulos retos devem caracterizar o novo carro da General Motors. Entre as características mais marcantes deve permanecer o capô em forma de cunha, inclinando-se suavemente em direção à grade. As lanternas devem permanecer como no Kadett, nos extremos do pára-choque de lâmina larga. As janelas laterais, grandes, formam com a da traseira e o pára-brisas, uma grande área envidraçada.

O novo modelo da GM terá duas opções de motor: de 1.600 e 1.800 cm3 de cilindrada. Seu consumo previsto pela fábrica é de 13,7 e 13,8 km/l, respectivamente, devendo os dois motores serem fabricados também para exportação.

Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados