Volta para página inicial Conheça o Monza Clube do Brasil Participe do Clube Confira a agenda do Monza Clube Mapa do site A maior montadora do país Um marco na indústria automobilística Parceiros do Monza Clube Shopping Fale Conosco

.

 

Scorpius. Um projeto ousado das Faculdades Oswaldo Cruz que atualmente corre em diversas competições nacionais de protótipos, esteve presente ao 3º Encontro Nacional para o delírio dos participantes. O Scorpius, inclusive, chegou a vencer as 300 Milhas de Interlagos em 2004 e, com isto, registrando o seu nome na história do automobilismo brasileiro.

A seguir você terá a oportunidade de conferir algumas fotos do Scorpius participando do evento do Monza Clube e, após a galeria de imagens, conhecer um pouco a respeito do histórico deste super carro.

 

Clique nas imagens abaixo para vê-las ampliadas

 

Um dos projetos mais inovadores das Faculdades Oswaldo Cruz foi apresentado em 2004 aos alunos em uma exposição no Espaço Cultural do Boulevard da faculdade.

Trata-se do Projeto de Desenvolvimento Tecnológico, que tem como principal objetivo destacar o potencial dos alunos, técnicos e professores dessa Instituição de Ensino em um dos meios mais competitivos do planeta: o esporte motorizado.

O mercado automobilístico deve grande parte de seu desenvolvimento tecnológico às competições esportivas. A tecnologia envolvida nas corridas de automóveis abrange áreas tão diversas quanto Mecânica, Química, Eletrônica e Design. No entanto, esse conhecimento normalmente está restrito aos laboratórios dos grandes fabricantes de veículos, peças e combustíveis, sendo de difícil acesso para empresas menores.

Justamente por esta dificuldade de acesso a novas tecnologias, em 2003 um fabricante de carros de corrida propôs às Faculdades Oswaldo Cruz uma parceria para desenvolvimento de seus protótipos.

..

O fabricante é a Veloztech, empresa de Brasília dirigida pelo piloto Cefas de Oliveira. A pesquisa inicial envolveu, principalmente, estudos de aerodinâmica e técnicas de construção da carenagem (carroceria), buscando reduzir o peso e o coeficiente de arrasto aerodinâmico.

A Veloztech se responsabilizou pelos investimentos necessários e ficará com a propriedade intelectual das soluções desenvolvidas pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Por sua vez, a Faculdade ficou com o direito de divulgar sua marca no carro e nas corridas em que ele participa.

O projeto envolve também uma equipe de competição, a Kira Racing, que realiza os testes do carro nas competições e contribui com o orçamento por meio de patrocínios.

3ENMC_fotos_sc_04.jpg (25102 bytes) ..

Os campeonatos escolhidos foram justamente os dos protótipos mais rápidos: O “Brasileiro de Endurance” e o “Paulista de Força Livre”.

O desenvolvimento aerodinâmico da carenagem foi iniciado com o apoio do curso de Desenho Industrial das Faculdades Oswaldo Cruz. A proposta era desenvolver uma carenagem a partir do chassis que já existia. O trabalho foi iniciado com a participação do professor Leônidas Hildebrand, do especialista em restauração automotiva e projetista Marinho Patriarca e da designer Caroline Biondi.

Em março de 2004, a primeira carenagem estava pronta para testes e o novo protótipo recebeu o nome de Scorpius, em referência à constelação de mesmo nome.

Desde então, Scorpius colecionou vitórias no Campeonato Paulista de Força Livre, onde é o líder disparado. Já no Campeonato Brasileiro de Endurance, concorrendo com carros sofisticados como o Audi TT DTM, o Protótipo ZF Rilley & Scott, vários Porsches e Ferraris, não chegou a conquistar uma vitória, mas obteve o 2º lugar (categoria 3 - protótipo 2.0 aspirado) nessa categoria.

Em julho de 2004, o Scorpius e as Faculdades Oswaldo Cruz venceram as 300 Milhas de Interlagos e registraram seus nomes na história do Automobilismo Brasileiro.

As Faculdades Oswaldo Cruz acreditam na capacidade de produção de seus técnicos, professores e alunos e sabe que, ao se relacionar com outras empresas, em ambientes de alta competitividade, se submete a um verdadeiro teste de competência e cumpre com seu maior compromisso: demonstrar ao mercado de trabalho e à sociedade em geral a excelência da qualidade dos seus estudantes.

Participaram do projeto:

Departamento de Engenharia: Eng. Marcos Quirino
Departamento de Marketing: Zezito Linhares
Departamento de Recursos Tecnológicos: Paulo César Alves
Departamento de Web: Pedro Silva
FDI - Fac. de Desenho Industrial: Prof. Leônidas Hildebrand;
FCS – Fac. de Comunicação Social: Prof. Cláudio Gonçalves
Kira Racing – Chefe de Equipe: Fábio Gallo
Veloztech – Chefe do Desenvolvimento: Cefas de Oliveira
Frenos Doppler – Engenheiro Juan Strub
Xenon K2 – Renato
Pará Racing
Zezão Motores
Núcleo de Produção: Marinho Patriarca

Pilotos

Antônio Marcondes
Cefas de Oliveira
Eduardo Amorim
Gilberto Castanha
João Vasconcelos

 Kira Racing

Alércio Sales da Costa (Doda)
Roberto Gonçalves
Jackson dos Santos
Fábio Mayer
Roberto Joaquim dos Santos

 Monza Clube do Brasil - Todos os direitos reservados